A radiografia é uma técnica diagnóstica utilizada há anos na medicina veterinária como uma maneira não invasiva de identificar patologias dos vários sistemas dos animais de estimação. A inovação da radiografia com a tecnologia digital proporcionou redução no tempo de realização do exame, bem como aumento da qualidade das imagens.
Realizamos diariamente exames radiográficos da cavidade torácica, abdominal, tecidos moles, ósseo e articular.
A modalidade contrastada do exame radiográfico auxilia na avaliação de maneira dinâmica do sistema urinário e trato gastrointestinal, bem como para avaliação de lesões medulares espinhais. Veja algumas indicações: alterações osteoarticulares; alterações respiratórias; alterações cardíacas; pesquisa de corpo estranho e alterações no trato urinário.
Em todos os pacientes é necessário acompanhamento de um responsável durante a realização do exame. A maioria dos animais permite a realização dos posicionamentos sem necessidade de sedação ou anestesia, entretanto em alguns casos de pacientes com intensa dor ou agressivos, necessitamos do auxílio de anestésicos, sendo nestes casos realizado preparo prévio com jejum alimentar e hídrico específico para cada espécie. Veja alguns casos de preparo prévio.