O exame ecocardiográfico, também conhecido pela sigla ECO, consiste na avaliação dinâmica do coração via técnica ultrassonográfica, com o intuito de realizar uma avaliação anátomo funcional e morfológica do coração e grandes vasos, através da realização de medidas das câmaras e paredes cardíacas, bem como avaliação morfodinâmica das válvulas. Podendo ser avaliado ainda, quando associado ao estudo por Doppler em cores, a hemodinâmica dos fluxos sanguíneos através das válvulas e cavidades.
As técnicas e os cortes utilizados pelos nossos profissionais durante o exame são padronizados, diferentemente do ultrassom. O padrão seguido pela Due Diagnóstico por Imagem é o da Sociedade Americana de Ecocardiografia.
O ECO auxilia no diagnóstico e acompanhamento de evolução de cardiopatias adquiridas e congênitas nos cães e gatos, planejamento terapêutico, avaliação pré-operatória e avaliação pré e pós quimioterapia. É uma técnica realizada em tempo real, um exame indolor, não invasivo e pode ser executado com o paciente acordado e sem
preparo prévio, sendo necessária, na maioria das vezes, a realização de tricotomia local (corte do pelo). Veja alguns casos onde é indicado: doença valvular crônica em cães de pequeno porte; cardiomiopatia dilatada em cães de grande porte; cardiomiopatia hipertrófica em felinos e cardiopatias congênitas.